Olá pessoal!
Boa tarde meus queridos(as).
Venho nessa postagem agradecer de coração a cada um que dedica um tempo a parar e ler minhas postagens, assim como curti-las. Essas atitudes me deixa muito feliz.
Estou em período de tcc e sentindo muita dificuldade em preparar minhas postagens pra vocês e por esse motivo estou ficando um tempo em off . No entanto, não se livraram de mim assim tão fácil. Tenho um fan page em meu facebook e lá também divido muitos conhecimento do dia a dia. Quem se interessar pode curti-la:
Simara Rodrigues - Acadêmico _Arq&Urb
Muito obrigada a todos e deixo um abraço carinhoso em cada um de vocês.
Fiquem com Deus!
quinta-feira, 2 de julho de 2015
quarta-feira, 1 de julho de 2015
Revitalização
Olá pessoal!
Revitalização desde móveis até espaços urbanos é algo muito interessante e que nos propicia ótimos resultados.
quinta-feira, 25 de junho de 2015
Aplicando piso queimado.
Olá pessoal.
O piso queimado e um piso rústico e muito usado hoje em dia. Super fácil de fazer e o resultado é ótimo. Confiram o vídeo.
quinta-feira, 18 de junho de 2015
Transformando a varanda.
Olá pessoal!
Ideias ótimas podemos tirar desse exemplo de reforma em varanda. Vamos conferir?
quinta-feira, 11 de junho de 2015
Aplicando papel de parede ou tecido.
Olá pessoal!
A arquiteta Ursula Brinker nos ensina como aplicar papel de parede ou até mesmo tecido.
Vídeo ótimo!
A arquiteta Ursula Brinker nos ensina como aplicar papel de parede ou até mesmo tecido.
quinta-feira, 4 de junho de 2015
Como fazer um sofá de paletes.
Olá pessoal!
O vídeo ensina como fazer você mesmo um sofá maravilhoso pra sua casa e ainda por cima ficando com a consciência limpa de que não agrediu a natureza, e sim está ajudando-a reutilizando materiais.
quinta-feira, 28 de maio de 2015
Vintage x Retrô
Olá pessoal!
Podemos ver nesse vídeo que é bem curto, a diferença entre esses conceitos que confundem né?
quinta-feira, 21 de maio de 2015
Aprendendo a montar uma fonte caseira.
Olá pessoal.
Vamos aprender a montar uma fonte caseira? Hiper fácil e gostoso.
Abraços carinhosos.
Vamos aprender a montar uma fonte caseira? Hiper fácil e gostoso.
quinta-feira, 14 de maio de 2015
Aproveitamento....
Olá pessoal. Boa noite.
Hoje irei postar aqui um vídeo que dá idéias ótimas de como aproveitar aquele vãozinho perdido abaixo da escada. Vamos conferir?
Abraço carinhoso!
Hoje irei postar aqui um vídeo que dá idéias ótimas de como aproveitar aquele vãozinho perdido abaixo da escada. Vamos conferir?
quinta-feira, 30 de abril de 2015
quinta-feira, 23 de abril de 2015
Torneira linda e econômica.
Olá pessoal.
Hoje vou postar aqui uma matéria de um estudante ao qual tiro o chapéu pra ele. Muito interessante a ideia dele. Confiram!
Estudante de design cria torneira que projeta água em espiral economizando no consumo
O Brasil está enfrentando uma crise hídrica em diversas regiões. Alguns métodos têm sido tomados para que a água não seja extinta da população.Pensando em preservar o bem tão precioso, um estudante de Londres, Simin Qiu, criou uma uma torneira diferente. Ela conta com três medidas de água.O produto consegue limitar em 15% o consumo da água.A torneira possui três bicos dosadores que permitem escolher a quantidade de água a ser usada.Além de contribuir com a redução da conta de água, o design do objeto é bem elegante.O garoto ganhou o Prêmio Conceito iF Design em 2014.
Fonte: http://www.gadoo.com.br/entretenimento/estudante-de-design-cria-torneira-que-projeta-agua-em-espiral-economizando-no-consumo/
quinta-feira, 16 de abril de 2015
Um belo exemplo de casa sustentável.
Olá pessoal. Hoje venho aqui dividir com vocês um belo exemplo de casa sustentável. Eu li essa matéria e simplesmente me encantei.
Precisamos sim estarmos atentos aos problemas existentes em nossas vidas e no mundo e encontrarmos mais e mais soluções para ajudar.
Precisamos sim estarmos atentos aos problemas existentes em nossas vidas e no mundo e encontrarmos mais e mais soluções para ajudar.
Casa sustentável gera mais energia do que consome
Prédios comerciais e residenciais são grandes consumidores de luz, respondendo por cerca de 40% da demanda mundial. A boa notícia é que a autossuficiênciatem atraído grande atenção por conta do aumento do preço da energia e dos problemas climáticos oriundos dasemissões de fontes fósseis.
No mercado de construção civil, uma das investidas mais promissoras são os chamados Edifícios de Energia Zero (zero energy buildings ou ZEBs, na sigla em inglês), que produzem mais energia do que consomem ao longo de um ano.
Longe de um exercício de futurologia, os ZEBs já estão sendo incorporados na estratégia energética de diversos países no mundo como Estados Unidos, Alemanha e Noruega. É deste último que vem um exemplo inspirador: a casa ecológica ZEB Pilot Hous, que produz até 3 vezes mais energia do que necessita. Tudo a partir de fontes renováveis.
ZERO EMISSÃO
A casa faz parte de um projeto-piloto do Centro de Pesquisa da Noruega sobre Zero Emission Buildings (ZEB). O design com toque "surrealista" é assinado pelo escritório noruegês Snohetta.
O objetivo do projeto, concluído neste mês, é zerar as emissões de gases de efeito estufa, tanto a emitida no processo de construção quanto a que é gerada pela operação cotidiana. Para isso, a casa conta com tecnologias para geração independente de energia a partir de fontes renováveis.
ENERGIA SOLAR
O edifício foi construído com as mais avançadas soluções de design, engenharia e tecnologia. O telhado é todo coberto por paineis solares e pode ser orientado para três direções: sul, sudeste e nordeste, o que facilita a utilização de energia solar ao longo de todo o ano.
ENERGIA GEOTÉRMICA
Além do teto solar, a casa conta com um sistema de energia geotérmica sob o chão. Combinadas, as duas fontes garantem eletricidade para suprir as necessidades de energia da casa da família e ainda gerar excedente suficiente para abastecer um carro elétrico durante todo o ano.
VENTILAÇÃO NATURAL
Também há um sistema de ventilação natural que foi construído para maximizar os benefícios da luz natural em todos os cômodos da casa, o que reduz o consumo de energia.
VISUAL FRESCO
Materiais usados no interior da casa foram escolhidos com base na sua capacidade de contribuir para o bom clima interno e da qualidade do ar, bem como garantir um visual rústico e fresco.
Um átrio exterior com lareira e mobiliário facilita a entrada de luz natural e garante um jantar agradável ao ar livre com com a família.
Um abraço carinhoso pra vocês!
quinta-feira, 9 de abril de 2015
Cores!
Olá Pessoal.
Bom, nada de Como colocar cor em Tudo na Nossa Vida e Deixa-la sempre harmoniosa e alegre, Não É MESMO? Mas, par a Aplicação de núcleos corretas na Arquitetura de interiores, necessary E entende-las Bem E sabre EUA-las de forma coerente Uma. Sendo ASSIM, Abaixo Vou Dividir COM VOCES Dois videos de UMA arquiteta that adoro, entendermos de para hum pouco Sobre como núcleos Como hum TODO.
Espero que gostem e aproveitem como Dicas.
Bjs
Bom, nada de Como colocar cor em Tudo na Nossa Vida e Deixa-la sempre harmoniosa e alegre, Não É MESMO? Mas, par a Aplicação de núcleos corretas na Arquitetura de interiores, necessary E entende-las Bem E sabre EUA-las de forma coerente Uma. Sendo ASSIM, Abaixo Vou Dividir COM VOCES Dois videos de UMA arquiteta that adoro, entendermos de para hum pouco Sobre como núcleos Como hum TODO.
Espero que gostem e aproveitem como Dicas.
quinta-feira, 2 de abril de 2015
Telhado em madeira.
Olá pessoal! Tudo bem com vocês?
Hoje vamos falar um pouco aqui sobre as coberturas em madeira. Vamos conhecer algumas peças da mesma e como é feito o calculo de sua inclinação, certo?
Os elementos que compõe o telhado:
Tesoura
A Tesoura é o principal elemento estrutural do telhado de madeira. O nome Tesoura é devido a sua forma triangular.
Elementos da Tesoura
Pendural: Peça vertical da Tesoura. Recebe as cargas das peças diagonais.
Diagonal: Tem esse nome devido a sua posição diagonal na Tesoura. Responsável por receber as cargas das terças.
Chapuz ou Calço: Responsável por travar as Terças nas Diagonais.
Linha: Peça inferior da Tesoura. Tem a função de distribuir as cargas da tesoura para a viga ou pilar ou peça estrutural que ela estiver apoiada.
Terças, Caibros e Ripas
Terças: Peças que estão posicionadas na longitudinal dos telhados. Responsável por unir as Tesouras do telhado e por receber a carga dos caibros e distribuir para as Tesouras.
Caibros: Tem a posição transversal em todo o telhado. Responsável por receber as cargas das ripas e transferir para as terças.
Ripas: Tem a posição longitudinal nos telhados, como as terças. Nas ripas que são apoiadas as telhas cerâmicas. São responsáveis, também, por transferir a carga (peso) das telhas e transferir para os caibros.
Cumeeira, Rincão, Espigão e Beiral
Cumeeira: Parte superior do telhado. É o divisor de águas do telhado.
Espigão: Linha diagonal que liga a cumeeira a testeira. Sobre o espigão também vão as telhas selote.
Rincão: Quando duas águas do telhado se encontram em uma parte baixa, chama-se rincão ou água furtada. Essas águas estão sempre perpendiculares uma com a outra, ou seja, estão a 90° uma com a outra.
Beiral: Parte do telhado que se projeta além das paredes externas da edificação (casa, prédio, edícula, área pra churrasqueira, etc).
Testeira: Acabamento do telhado em madeira, geralmente peça com 15cm de largura.
A inclinação dos telhados é medida em porcentagem ou percentual. Estamos acostumados a ouvir: “O telhado tem inclinação de 10%” ou “O telhado tem inclinação de 30%”. 10% é igual a 10/100, ou, 10 dividido por 100. Colocando-se a unidade centímetro (cm), temos:
10% = 10cm/100cm ou seja: a cada 100cm (1 metro) na horizontal, o telhado sobe 10cm na vertical, vejam a figura:
O mesmo raciocínio serve para o telhado com 30% de inclinação:
30% é igual a 30/100, ou, 30 dividido por 100. Colocando-se a unidade centímetro (cm), temos:
30% = 30cm/100cm ou seja: a cada 100cm (1 metro) na horizontal, o telhado sobe 30cm na vertical
Veja o exemplo:
Hoje vamos falar um pouco aqui sobre as coberturas em madeira. Vamos conhecer algumas peças da mesma e como é feito o calculo de sua inclinação, certo?
Os elementos que compõe o telhado:
Tesoura
A Tesoura é o principal elemento estrutural do telhado de madeira. O nome Tesoura é devido a sua forma triangular.
Elementos da Tesoura
Pendural: Peça vertical da Tesoura. Recebe as cargas das peças diagonais.
Diagonal: Tem esse nome devido a sua posição diagonal na Tesoura. Responsável por receber as cargas das terças.
Chapuz ou Calço: Responsável por travar as Terças nas Diagonais.
Linha: Peça inferior da Tesoura. Tem a função de distribuir as cargas da tesoura para a viga ou pilar ou peça estrutural que ela estiver apoiada.
Terças, Caibros e Ripas
Terças: Peças que estão posicionadas na longitudinal dos telhados. Responsável por unir as Tesouras do telhado e por receber a carga dos caibros e distribuir para as Tesouras.
Caibros: Tem a posição transversal em todo o telhado. Responsável por receber as cargas das ripas e transferir para as terças.
Ripas: Tem a posição longitudinal nos telhados, como as terças. Nas ripas que são apoiadas as telhas cerâmicas. São responsáveis, também, por transferir a carga (peso) das telhas e transferir para os caibros.
Cumeeira, Rincão, Espigão e Beiral
Cumeeira: Parte superior do telhado. É o divisor de águas do telhado.
Espigão: Linha diagonal que liga a cumeeira a testeira. Sobre o espigão também vão as telhas selote.
Rincão: Quando duas águas do telhado se encontram em uma parte baixa, chama-se rincão ou água furtada. Essas águas estão sempre perpendiculares uma com a outra, ou seja, estão a 90° uma com a outra.
Beiral: Parte do telhado que se projeta além das paredes externas da edificação (casa, prédio, edícula, área pra churrasqueira, etc).
Testeira: Acabamento do telhado em madeira, geralmente peça com 15cm de largura.
A inclinação dos telhados é medida em porcentagem ou percentual. Estamos acostumados a ouvir: “O telhado tem inclinação de 10%” ou “O telhado tem inclinação de 30%”. 10% é igual a 10/100, ou, 10 dividido por 100. Colocando-se a unidade centímetro (cm), temos:
10% = 10cm/100cm ou seja: a cada 100cm (1 metro) na horizontal, o telhado sobe 10cm na vertical, vejam a figura:
O mesmo raciocínio serve para o telhado com 30% de inclinação:
30% é igual a 30/100, ou, 30 dividido por 100. Colocando-se a unidade centímetro (cm), temos:
30% = 30cm/100cm ou seja: a cada 100cm (1 metro) na horizontal, o telhado sobe 30cm na vertical
Veja o exemplo:
Calcular a altura da cumeeira de um telhado duas águas com 8,0 metros de largura e inclinação de 30%, indicada pelo fabricante da telha.
Passo 1: Se o telhado terá 8,0m de largura e é duas águas, sua cumeeira estará no meio, a 4,0m da largura;
Passo 2: Se o telhado tem inclinação de 30% = 30/100 = 30cm de altura a cada 1,0m de largura, logo, a cada 4,0 de largura temos: 120cm nos 4,0m de largura.
Resposta: A cumeeira estará a uma altura de 120cm ou 1,20m. Veja: Portanto o telhado é um elemento essencial e indispensável em uma construção, sendo assim merece ter uma atenção adequada na hora da escolha da telha, no calculo de inclinação e ate mesmo em seu formato.
Passo 1: Se o telhado terá 8,0m de largura e é duas águas, sua cumeeira estará no meio, a 4,0m da largura;
Passo 2: Se o telhado tem inclinação de 30% = 30/100 = 30cm de altura a cada 1,0m de largura, logo, a cada 4,0 de largura temos: 120cm nos 4,0m de largura.
Resposta: A cumeeira estará a uma altura de 120cm ou 1,20m. Veja: Portanto o telhado é um elemento essencial e indispensável em uma construção, sendo assim merece ter uma atenção adequada na hora da escolha da telha, no calculo de inclinação e ate mesmo em seu formato.
Atenciosamente,
Simara Rodrigues!
quinta-feira, 26 de março de 2015
quinta-feira, 19 de março de 2015
Fazendo Arranjo de Flores naturais em Casa.
Quer fazer você mesmo seus vasos de flores para enfeitar sua casa? Assista o vìdeo e saiba como da um toque super especial para sua casa.
Como fazer um centro de mesa com rosas e austromelias amarelas: http://youtu.be/q03Ur_7gRFQ
quinta-feira, 12 de março de 2015
quinta-feira, 5 de março de 2015
Tudo se transforma
Olha que dica legal e fácil.
Reciclando gavetas velha: http://youtu.be/eWYnWcz3NA0
domingo, 22 de fevereiro de 2015
1000 visualizações. obrigada carinhosamente.
olha, hoje não è o dia de postagem,mas essa não é uma postagem de um conhecimento que venho dividir com vocês, essa é uma postagem de agradecimento para com vocês.
A um pouco mais de dois meses, decide criar esse blog para dividir e trocar conhecimentos obtidos no dia a dia com cada um de vocês que visualiza minha pagina. Hoje tenho motivos de sobra para estar muito satisfeita e feliz com o resultado que esse blog trouxe em minha vida. Cheguei em um numero bem esperado hoje, foram 1000 visualizações alcançadas e venho apenas agradescer a cada um e dizer que estou muito feliz. Obrigada mil vezes.
quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015
Transformar é Preciso
Depois de ver esse vídeo e ver como e belo o ato de transformar as coisaa que estão ao nosso redor deixouma pergunta: Vocês conhecem algum lugar que foi revitalizado?
Deixem seus comentários.
quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015
Porta Chaves
Que tal deixar suas chaves em lugares acessivel a você esempre organizadas? Vamos aprender como fazer?
DIY: cabideiro porta chaves, como fazer.: http://youtu.be/xp5G7B1e5OI
quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015
Elementos Vazados na Arquitetura
ELEMENTOS VAZADOS
Vocês sabem a
diferença entre Cobogó, Brises e Muxarabis?
Então vamos
descobrir agora alguns detalhes desses elementos fantásticos na arquitetura.
Elementos que dão um UP em qualquer ambiente.
O elemento vazado
é um ótimo artifício que permite a circulação de ar e entrada de luz para um
ambiente, sem falar que esteticamente ele dar todo um charme ao lugar onde é
inserido.
Cobogó é um tijolo vazado que no início era feito
apenas de cimento. Hoje com sua popularização passaram a serem moldados com
outros materiais, como argila, vidro, cerâmica, etc., assim como com diversos
tamanhos e formas. É um
elemento totalmente brasileiro que foi criado em Pernambuco na década de 30, e
seu nome deriva das iniciais dos sobrenomes de seus criadores: Amadeu COimbra,
Ernest BOeckmann e Antônio de GÓis.
O cobogó é usado para fechamento ou divisão de
um ambiente permitindo a passagem de luz e ventilação, mantendo a privacidade
em ambientes muito abertos.
Brise é um elemento arquitetônico em forma de placas
horizontais ou verticais, fixas ou móveis, aplicadas sobre fachada, para barrar
a incidência dos raios solares. Além de muito funcional, ele possibilita criar
uma fachada com um belo visual. Os brises podem ser compostos de materiais
diversos, sendo mais comum o concreto, a madeira e o alumínio, como também de
zinco ou vidro.
O tamanho, o material, a posição das lâminas
(horizontais ou verticais) e seu espaçamento são definidos pelo ângulo de
incidência dos raios solares e pela quantidade de luz que se queira barrar.
O brise pode ser
usado também no interior de um ambiente o servindo esteticamente.
Muxarabis são treliças usadas originalmente pelos árabes
(para proteger as mulheres de olhares masculinos), e com isso foram aproveitados
e adaptados pela arquitetura ocidental . Trazido para o Brasil
pelos portugueses, o Muxarabi é um elemento arquitetônico criado no mundo
árabe. Consiste num fechamento em forma de treliça, normalmente de madeira.
Suas principais funções são permitir ventilação e iluminação, bloqueando o
calor, e isolar os ambientes internos da visão dos transeuntes, de maneira que
quem está dentro possa ter visão total do lado externo, porém de forma a
preservar sua intimidade.
Essa matéria sobre Cobogó, brise e Muxarabis,
foi ótima.
Bjs e fiquem com Deus!
quinta-feira, 29 de janeiro de 2015
Usando da Criatividade
Faça você mesmo/DIY: Capa para almofada sem costura: http://youtu.be/kvz8aJPPXsM
sábado, 24 de janeiro de 2015
Decorando Ambientes com Quadros
Decore você mesmo o ambiente que deseja mudar com quadros feitos por você mesmo com criatividade e no tema que escolher.
Vamos aprender?
Vídeo 13: Decoração do Quarto :Como fazer quadros em casa!: http://youtu.be/tdZ9OHo95PY
quinta-feira, 8 de janeiro de 2015
Permeabilidade do solo!!!
Olá pessoal, boa noite.
Hoje o tema do blog é dedicado a falar um pouco pra vocês sobre permeabilidade do solo. O que é e qual a sua importância na vida da gente.
Permeabilidade do solo, é a capacidade que o mesmo tem de absorver a água da chuva. Parece simples né? Mas para o meio urbano, pode se considerar um assunto extremamente importante.
O solo não não permeável é um dos maiores responsáveis pelo quadro de noticiários que estamos cansados de ver sobre enchentes nas cidades.
Hoje o tema do blog é dedicado a falar um pouco pra vocês sobre permeabilidade do solo. O que é e qual a sua importância na vida da gente.
Permeabilidade do solo, é a capacidade que o mesmo tem de absorver a água da chuva. Parece simples né? Mas para o meio urbano, pode se considerar um assunto extremamente importante.
O solo não não permeável é um dos maiores responsáveis pelo quadro de noticiários que estamos cansados de ver sobre enchentes nas cidades.
"A capital paulista é uma das mais atingidas devido
ao intenso regime de chuvas e da impermeabilidade
do solo urbano, ou seja, o território de São Paulo
está tão ocupado por construções, asfaltos, calçadas
que quando chove a água que deveria ser absorvida
pela terra, flui para os sistemas de coleta pluvial e
enchem os rios ao ponto de transbordo, inundando as
regiões próximas a várzea do rio."
Existem olhares atentos para esse problema sim. A legislação tem uma atenção priorizada sobre esse assunto e estipula taxas que devem ser seguidas por todo e qualquer projeto de construção desde pequena a grande porte assim como para todo o meio urbano em si. Essa taxa é obrigatória em muitas cidades e aqui na nossa cidade Mossoró/RN, ela é ditada pelo Plano diretor Subseção II
Drenagem urbana, Art. 35. Com finalidade de garantir a drenagem natural das águas pluviais, os imóveis situados na área urbana devem resguardar a taxa de permeabilidade de 20% (vinte por cento) sobre a área total do terreno.
Por bem a natureza, a nós mesmo e o futuro de nossa nação, vamos ficar atentos a legislação e fazermos o que é correto. Vai construir ou reformar? Faça o certo!
Um forte abraço!
Assinar:
Postagens (Atom)